.. | .. |
FLUIDODINÂMICA COMPUTACIONAL E SUAS APLICAÇÕES |
MATHEUS GUILHERME REIMANN HERCKERT ARISTEU DA S. NETO |
Figura
27: Velocidade em Y no Plano YZ em X = 10
Figura
28: Velocidade em Z no Plano YZ em X = 0
Figura 29: Velocidade em Z no Plano YZ em X = 5
Figura 30: Velocidade em Z no Plano YZ em X = 10
Figura 31: Vetores Velocidade do Gás no Plano XZ em Y = 0
Figura 32: Vetores Velocidade do Gás no Plano YZ em X = 2
Figura 33: Vetores Velocidade do Gás no Plano YZ em X = 5
Figura 34: Vetores Velocidade do Gás no Plano XY em X = 0
Figura 35: Vetores Velocidade do Gás no Plano XY em Z = 5
Figura 36: Vetores Velocidade do Gás no Plano XY em Z = 10
Nos dias atuais, as indústrias estão cada vez mais competitivas e, para se manter em um mercado como este são necessários vários investimentos em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias.
Para isto, as empresas investem em ferramentas computacionais que forneçam resultados precisos e confiáveis. Principalmente, aquelas empresas cujo produto está relacionado com escoamentos de fluidos, isto é, à fluidodinâmica.
As equações que regem a fluidodinâmica de escoamentos industriais são de difícil resolução analítica, como foi mostrado anteriormente. Desta forma deve-se lançar mão de métodos numéricos ou experimentais para a obtenção de resultados de tais escoamentos.
Contudo, a simulação experimental destes, se torna dispendiosa, pois são necessários modelos que representem o equipamento a ser simulado, equipamentos caros, tais como túneis de vento, termopares, anemômetros, e outros equipamentos.
Com isto, a simulação numérica vem se tornando cada vez mais popular, pois é um método barato e de fácil utilização. Existem diversos programas de simulação hoje em dia no mercado, que possibilitam obter resultados muito satisfatórios.
Pode-se ver, através das figuras, que os softwares de CFD são ferramentas poderosas que ajudam cada vez mais os engenheiros. E os resultados obtidos são utilizados para obtenção de dados importantes durante a fase de projeto ou até de otimização de um equipamento industrial.
Contudo, ainda existe um longo caminho a ser percorrido, pois ainda não se tem o entendimento completo de determinados escoamentos, e os modelos matemáticos para tal, ainda não são