Articulos Politicos mas Recientes:


12/06/2021 Lecciones y Elecciones(por Enrique G. Avogadro) :::

05/06/2021 Silencio que mata y aturde(por Enrique G. Avogadro) :::

29/05/2021 Preguntas y combropaciones(por Enrique G. Avogadro) :::

22/05/2021 Discursos Bastardos(por Enrique G. Avogadro) :::

.. ..
Entrá al fascinante mundo de los médicos, conoce como hacen tus controles de Salud
Clinica de Apnea y Ronquido
Columnistas Destacados

APLICAÇÕES AMBIENTAIS

 


Werno Herckert

Escassa é a literatura doutrinária na contabilidade tradicional sobre a evidência das origens e aplicações de recursos, ou seja, como demonstração. Mais escassa, ainda, é a relativa ao que se relaciona ao meio ambiente natural (denominada Contabilidade ambiental).

Como todo conhecimento tem a sua utilidade relativa a partir do pouco que existe sobre o assunto referido é possível algo inferir.

ORIGEM DE RECURSO – Segundo a tradição a origem de recurso vem de fontes interna e externa, ou seja, a interna do patrimônio líquido e resultado de exercícios futuros (capital dos proprietários) e externa do passivo circulante e passivo exigível em longo prazo (capital de terceiros).
Tais fontes visam a gerar meios patrimoniais (capital) para suprirem necessidades da célula social em relação ao entorno ecológico.

APLICAÇÃO DE RECURSO – Na contabilidade tradicional, segundo Milton Augusto Walter, o ativo espelha instrumentos de produção e comercialização, fatores de produção e fatores de comercialização. (Ver Introdução à análise de balanços, Saraiva: São Paulo, 1978).
Por decorrência a aplicação de recursos no meio ambiente natural se dá quando há necessidade de empregar capital para resolver problema do meio ambiente natural causado pela atividade produtiva da célula social e na comercialização de seus meios patrimoniais.
Os empresários, governo e estudiosos do assunto sabem, a nível mundial, da necessidade da sustentabilidade, isto é, o desenvolvimento sem agressão a natureza e, em defluência é que se criou à legislação da proteção do meio ambiente natural.
Algumas empresas aplicam capital na proteção da natureza por meio compulsório, isto é, por serem obrigação apenas.
Há empresas no Rio Grande do Sul que, também, precisam fazer, pôr legislação ambiental, auditoria ambiental.
O art. 14 – XII da Lei estadual do Rio Grande do Sul - n. 11.510 de 03.08.2000 diz: ¨Auditorias ambientais – são instrumentos de gerenciamento que compreendem uma avaliação objetiva, sistemática, documentada e periódica da performance de atividades e processos destinados à proteção ambiental, visando a otimizar as práticas de controle e verificar a adaptação da política ambiental executada pela atividade auditada.¨(Ver opúsculo Patrimônio e o entorno meio ambiental natural, Reas: Três de Maio, outubro de 2003 de minha autoria.)

Há empresas, todavia, que exercem as funções do sistema da socialidade aplicando recursos, por consciência ecológica, isto é, por ter visão, por parte de seus proprietários, da necessidade de preservar a natureza.
Atualmente, também, algumas organizações começam a se preocupar com a natureza, pressionadas pela consciência ecológica de seus clientes e, com isso, acrescentam a gestão ambiental em suas estratégias, principalmente as indústrias, para que estas tenham um comportamento alicerçado na preservação do meio ambiente.

A defesa do meio ambiente deixou de ser preocupação apenas de ecologistas, pessoas conscientes da necessidade de cuidar a natureza, e passou a ser, também, dos cientistas e dos empresários a nível mundial, tanto é que os proprietários de empresas colocam a questão ambiental ao nível de estratégia nas empresas.
Entende-se, finalmente, que as medidas de proteção ambiental não vieram para prejudicar o desenvolvimento econômico, mas, sim, como uma meta a mais para ser atingida, torná-la competitiva no mercado e agregar valor aos seus produtos.

O brasileiro, em geral, está ciente dos problemas do meio ambiente natural, que o cerca, e espera aplicações de recursos das empresas, principalmente, aquelas que mais poluem a natureza.
Segundo uma pesquisa do Instituto Akatu 92% da população faz ligação direta entre as mudanças climáticas e os efeitos em sua saúde, 71% consideram mais importante à proteção ambiental que o crescimento econômico e 75% atribuem o aquecimento global à ação humana. Somente 5% praticam o consumo consciente.
Um comportamento raro de se ver dentre estes 5%, segundo a referida entidade, é o de se ver pressionar empresas e governo para que se desenvolvam produtos, tecnologias e políticas públicas que amenizam a crise ambiental.
A educação ambiental, todavia, parece ser a que ensejará uma consciência ecológica, social e humana em cada cidadão e pelas aplicações de recursos no entorno por parte das organizações e do governo.

 

COMENTAR ESTE ARTICULO
Su Nombre
Su email
Comentario
 
(El comentario será evaluado previo a ser publicado en la página con su nombre + email) Las respuestas, aparecerán en la página consultada
Enviar Mensajes Públicos Enviar Mensajes Públicos
Articulos más leidos
: : : TORAX OSEO
: : : ETMOIDES, ESFENOIDES, PARIETALES, OCCIPITAL
: : : Arteria Aorta y sus ramas
: : : Nutricion, Energia y Metabolismo
: : : ARTICULACIONES
: : : Arteria Aorta y sus ramas
: : : GENERALIDADES DE MUSCULOS. MUSCULOS DE LA CABEZA
: : : MIEMBRO SUPERIOR OSEO
: : : Trabajo Practico Nº2 d
: : : Aparato Digestivo II
: : : MUSCULOS DEL TÓRAX, LA PELVIS, MIEMBROS SUPERIOR E INFERIOR
: : : Trabajo Practico Nº2 d
: : : Sistema Nervioso
: : : HUESOS DEL CRANEO: Temporal
: : : La célula
: : : MUSCULOS DEL CUELLO
: : : Trabajo Practico Nº2 a
: : : Trabajo Practico Nº1
: : : COLUMNA VERTEBRAL
: : : CINTURAS PELVIANA Y ESCAPULAR
: : : MIEMBRO INFERIOR
: : : Aparato Digestivo
: : : Aparato Digestivo
: : : Huesos de la CARA
: : : Aparato digestivo
: : : La piel - Esqueleto Oseo, Cráneo: el Frontal
: : : Trabajo Practico Nº2 a
: : : Cuál es tu dosha ? (Ayurveda)
: : : Tabla de indice glicemico
: : : Consecuencias de la alimentación inadecuada
: : : Cirugia adenoidea (de las vegetaciones adenoides)
: : : Nervio olfatorio I primer par craneal
: : : Vértigo y enfermedad de meniere
: : : Cirugia de amigdalas
: : : Sindrome y Cefalea Tensional
: : : SERC betahistina
: : : Abceso o flemón periamigdalino
: : : Adenoidectomía en paciente con Hemopatía de VON WILLEBRAND
: : : Sindrome de Samter
: : : Hipoacusia Súbita
: : : Nervio optico, el segundo par craneal
: : : Sindrome de Beckwith Wiedemann
: : : Amigdalas (palatinas)
: : : Adenoides o crecimiento de tejido linfoideo detras de la nariz
: : : Argentina es el Tercer Mundo con gente bien vestida y rostro bonito
: : : Test de lesbianismo
: : : Principios básicos de electricidad
: : : La comunicación
: : :
Alfinal.com no se responsabiliza por el contenido de los artículos publicados.
Si el contenido de algun artículo ofende a terceros, comuniquelo a Alfinal.com
www.alfinal.com - Todos los derechos reservados 2012